Coordenador : Rita Leal Paixão
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399762.2206.48852.31102023
Unidade/Órgão Adm.: CMB
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público alvo são discentes de graduação e pós graduação, docentes, membres de movimentos sociais e qualquer pessoa que se interesse pela temática.
Local de atuação: Instituto Biomédico - UFF Auditório do Bloco A Rua professor Hernani Melo 101 São Domingos - Niterói
Objetivo
O III Seminário do LEA foi proposto para que possamos compartilhar perspectivas críticas, a partir de diferentes práxis. O objetivo é compreender como podemos qualificar nossas atitudes e relacionamentos com animais humanes e não-humanes, com a natureza, sem abrir mão de um olhar mais profundo sobre como se interconectam e sobrepõe as formas de opressão e violência que recaem sobre diferentes indivíduos dentro das sociedades contemporâneas.
Resumo
O 3º Seminário do LEA tem o intuito de dar continuidade e aprofundar o debate ecológico e animalista que vem sendo desenvolvido pelo Laboratório ao longo dos últimos anos, sob o tema da Justiça Multiespécie. Deste modo, visamos a construir um espaço que promova e valorize de forma continuada às teorias e práticas ainda pouco debatidas no âmbito da discussão da ética ambiental e animal, enfatizando os aspectos expressos nos eixos-temáticos a seguir: Animalidades e ecologias; Artes, ética e política; Cultura da carne, agronegócio e agrotóxicos; Cosmologias ameríndias e os animais; Decolonialidade e antiespecismo; Ecofeminismos animalistas; Especismo e antropocentrismo; Fake news e desinformação; Fome, soberania e (in)segurança alimentar; Injustiças ambientais; Políticas ecoanimalistas; Racismo, cisheterossexismo e especismo; Zooliteratura. O evento tem como propósito central a promoção de um espaço livre de violência, que priorize o compartilhamento de estudos, pesquisas e experiências que construam e fortaleçam um maior engajamento em prol de uma sociedade livre de opressão para animais humanos e mais que humanos, além de projetar concepções alternativas ao modelo exploratório adotado majoritariamente pelas sociedades contemporâneas. O Laboratório de Ética Ambiental e Animal (LEA) convida a todas, todes e todos para participar do 3º Seminário de Ética Ambiental e Animal: Justiça Multiespécie.